quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Técnica da concentração mental


O que é a técnica da concentração mental?
É a focalização direta, sem desvios, dos seus sentidos e faculdades mentais conscientes sobre um só assunto.

Por quais outros nomes é conhecida a técnica?
Centralização do pensamento; concentrabilidade mental; concentração unidirecional; controle volitivo; dharana; focalização mental; vontade dinâmica; vontade unidirecional.

Para que serve esta técnica?
Esta técnica é utilizada para se obter a experiência fora do corpo, também conhecida como viagem astral, desdobramento de modo lúcido, aqui utilizamos o termo projeção consciente.

O que é necessário para ter sucesso nas projeções conscientes?
A rigor, todos os artigos necessários para apetrechar um projetor(a) consciente se resumem a um só item do seu equipamento: a vontade inquebrantável.
A sua vontade determinada torna-se inevitável, e praticamente insubstituível, nas atuações inteligentes da sua consciência.

Qual a importância da concentração mental?
Há evidências laboratoriais de que a “concentração da consciência” pode influir na estrutura molecular da água, dos metais, do mercúrio em particular e das células do corpo humano.
O ato de você saber a hora exata de mudar a marcha mental, seja quando deve se desconcentrar e quando deve se concentrar, constitui a chave da sua projeção consciente voluntária, incluindo, no caso, a decolagem lúcida através do psicossoma e a própria projeção de autoconsciência contínua.

Poderia explicar melhor o processo da concentração e desconcentração?
Por um lado, para a sua consciência decolar do corpo humano, através do psicossoma, usando qualquer tipo de decolagem, será sempre melhor você deixar a mente vazia e não se concentrar. Por outro lado, a concentração dinâmica facilita o predomínio da atuação do seu hemisfério cerebral direito, que predispõe a sua consciência às fantasias, interferindo na pureza e na qualidade das suas percepções extrafísicas, atraindo as interferências oníricas depois que a sua consciência se projetou.
O projetor(a) há de escolher a condição que lhe seja mais potencializadora da projeção lúcida. Mais uma vez observamos, aqui, o quanto a consciência é uma realidade extremamente complexa.

Quais atitudes são importantes na aplicação da técnica?
Vale enfatizar, ainda, que a projeção consciente voluntaria é, antes de tudo, o produto de 3 atitudes intraconscienciais conjugadas:
1.      Determinação. Uma questão de simples determinação (intencionalidade).
2.      Conscientização. Um ato consciente de vontade (deliberação).
3.      Dinamização. Um processo de dinamizar a vontade humana conscientemente (pensenização autolúcida).

Nesta técnica em si apenas se utiliza a concentração ou tem mais alguma postura mental?
Com base nos conceitos expostos, um ato que pode levar a sua consciência a se projetar do corpo humano com lucidez é o de contemplar, fixamente, um objeto simples colocado a certa distância dos seus olhos.

Quais são os passos da técnica da concentração mental?
Eis uma técnica de concentração mental que induz você a se projetar conscientemente do seu corpo humano, através de 7 etapas:
1.      Isolamento. Isole-se em um quarto fechado onde você não seja perturbado enquanto estiver praticando os exercícios. Fique desnudo ou use apenas roupas leves e folgadas.
2.      Vela. Coloque uma vela acesa sobre 1 prato largo – a fim de evitar incêndio – em um dos extremos do quarto.
3.      Poltrona. Com o tronco ereto e as mãos sobre as coxas, sente-se em uma cadeira confortável, ou poltrona, a uns 3 metros de distância da vela, no outro extremo do quarto.
4.      Escuridão. Escureça completamente o quarto, deixando apenas a luz da vela acesa.
5.      Fixação. Fixe, atentamente, a vela acesa à frente e concentre-se sobre ela até perder toda a conscientização do resto do mundo físico em torno de você.
6.      Extensão. Neste ponto, somente existem no mundo você e a vela. A vela é uma extensão de você, do seu corpo humano.
7.      Visualização. Quando você, próximo e à frente da vela acesa, sentir a sua consciência normal tornar-se suspensa, primeiro imagine ou visualize o seu psicossoma movendo-se para fora do corpo humano indo em direção da vela acesa. Depois, sinta a sua saída e a sua ida até à vela.

Como devem ser praticados os exercícios?
Os exercícios indicados devem ser praticados com a força máxima de impulsão da sua vontade hiperdinamizada e inquebrantável. Alguns praticantes, homens e mulheres, focalizam o frontochacra ou o umbilicochacra para hiperdinamizar energeticamente ou intensificar o esforço exaustivo e obstinado da impulsão da vontade.

Quais etapas são importantes nos exercícios?
A concentração mental representa o segundo estágio das técnicas de meditação profunda, sendo a atenção, o primeiro estágio, e a contemplação, o terceiro.

Fonte: Projeciologia pag. 434, 435.

Nenhum comentário:

Postar um comentário